%title% %page% - DENTISTA ZONA NORTE SP
O QUE É SIALORREIA? ENTENDA AQUI

O QUE É SIALORREIA? ENTENDA AQUI

16 de setembro de 2022

É a produção excessiva de saliva pelo organismo. É uma condição que causa muito desconforto e pode trazer complicações se não cuidada.

Doença ou sintoma?

A sialorreia, também conhecida como ptialismo, é a produção excessiva de saliva pelo organismo. É uma condição que causa muito desconforto e pode trazer complicações se não cuidada.

Essa condição pode ser considerada como patologia ou como sintoma de alguma doença. Por isso é importante saber a causa do problema para que ele seja tratado da maneira correta.

A palavra sialorreia tem origem no grego – sialo: saliva; reia: refluxo – e nada mais é do que salivação excessiva, ou hipersalivação.

A hipersalivação é até comum em algumas fases da vida, como em bebês durante o período de amamentação ou durante o período de dentição. Mas fora essas condições saudáveis, ela pode se tornar um grande problema.

Uma pessoa saudável produz de 0,75 a 1,5 litros de saliva por dia, sendo essa produção aumentada durante a alimentação e diminuída durante o sono.
Sabemos que a saliva é produzida pelas glândulas salivares e nos ajuda no processo de deglutição, digestão, limpeza da boca e prevenção de doenças, pois ela age como barreira e remoção de microorganismos e toxinas indesejadas.

Quando acontece o excesso na produção da saliva, podemos classificar a sialorreia como primária ou secundária.

Sialorreia primária é a produção excessiva de saliva sem causa anterior ou agravamento da situação. É a forma mais incomum.

Sialorreia secundária é a mais comum e mais preocupante pois ela não acontece necessariamente do excesso de produção da saliva mas sim de alguma alteração nos músculos da língua ou rosto, de algum problema neurológico, inflamações ou ainda reações a medicamentos. Neste caso, é preciso conhecer bem a causa para tratar o problema antes que ele se complique.

Conheça algumas causas da sialorreia:

  • Náusea durante a gravidez
  • Incapacidade de engolir ou limpar a saliva da boca
  • Próteses dentárias
  • Reações adversas à medicamentos
  • Cáries, úlceras ou inflamações na boca

Além dessas, há situações em que a sialorreia surge como sintomas de problemas do sistema nervoso.
Conheça algumas dessas condições e suas consequências:

Paralisia Cerebral
Em crianças a paralisia cerebral pode acarretar na produção de salivação excessiva principalmente por conta da musculatura da face que dificulta a deglutição. Isso pode causar pneumonia aspirativa, demandando uma atenção especial no cuidado da sialorreia para que isso seja evitado.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
Neste caso, a falta de controle e força dos músculos da face e da língua faz com que a pessoa perca a capacidade de engolir a saliva. Este pode inclusive ser o primeiro sintoma da doença.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)
A dificuldade de engolir a saliva no período agudo do AVC aumenta o risco de pneumonia aspirativa.

Doença de Parkinson
Aqui, além do risco de pneumonia aspirativa há o agravante do constrangimento social pela pessoa não fazer a deglutição da saliva e ela escorrer pela boca em momentos inconvenientes.

No geral, a produção de saliva em excesso somado à dificuldade de engolir a saliva pode causar, além dos perigos descritos acima, problemas como dificuldade na fala, na higienização da boca, na alimentação – inclusive com riscos de engasgo. Quando o problema é muscular isso pode prejudicar até a musculatura da garganta.

Uma vez identificado o problema, é importante buscar a causa.
O dentista é o profissional que pode ajudar a identificar e tratar o problema, seja com protocolo específico, seja em trabalho conjunto com outro profissional, caso necessário.

Veja quais são os tratamentos que podem ser usados, a depender da origem do problema:
– Fonoaudiologia para fortalecimento dos músculos afetados
– Aspiração
– Retirada parcial das glândulas salivares
– Aplicação de toxina botulínica

O reforço de hábitos como beber bastante água e escovar e lavar bem os dentes pode ajudar a controlar a hipersalivação mas é o dentista quem vai orientar de maneira assertiva quanto ao tratamento e cuidado ideal.

Se você sofre com isso, procure ajuda o quanto antes.
Os profissionais da 4AllOdontologia estão prontos para cuidar de você e de sua família.

Procurando por Dentista na Zona Norte – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.

Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.

Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentista na Zona Norte!