DEPOIS DE LER ESSE TEXTO, VOCÊ VAI REPENSAR COMO PROTEGER SEUS DENTES.
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a cárie não é o maior causador de problemas bucais, assim como o açúcar não é o maior inimigo dos seus dentes. Muitas vezes a responsável pelas dores é a erosão dentária. Erosão dentária é uma enfermidade crônica que tem tratamento. Ela se caracteriza pelo desgaste do […]
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, a cárie não é o maior causador de problemas bucais, assim como o açúcar não é o maior inimigo dos seus dentes. Muitas vezes a responsável pelas dores é a erosão dentária.
Erosão dentária é uma enfermidade crônica que tem tratamento. Ela se caracteriza pelo desgaste do esmalte do dente, causado por reação química sem presença de bactérias, que deixa exposta a dentina, camada mais fina e frágil de proteção do dente. E é justamente essa a principal causa da dor.
Apesar de haver um desgaste normal do esmalte ao longo do tempo, quando esse desgaste é excessivo surge a patologia e suas consequências:
– hipersensibilidade: ao calor, ao frio, à doces e outros alimentos e ao contato com o ar.
– mudança na coloração: coloração amarelada ou transparência nas pontas dos dentes
– alteração na estrutura do dente: surgimento de fissuras, rachaduras e até mesmo no impacto da mordida.
A erosão dentária pode ter vários fatores e a partir do diagnóstico e identificação da origem do problema o tratamento pode exigir o acompanhamento de mais de um profissional.
Se a erosão tem origem intrínseca, ou seja, causada por substâncias ácidas produzidas pelo próprio organismo decorrente de refluxo gástrico, gastrites, úlceras, bulimia, anorexia e outros distúrbios gástricos ou psicológicos, o tratamento pode ter o acompanhamento de médicos, nutricionistas e psicólogos além do profissional dentista.
Quando a erosão tem origem extrínseca – a maioria dos casos – ela tem como possíveis causadores:
– bebidas e alimentos ácidos
– uso de abrasivos
– escovação errada
– maus hábitos alimentares
Como já dissemos, apesar de crônico, esse problema tem tratamento que variam de acordo com o grau do desgaste: aplicação de resina, selantes, verniz, facetas, lentes de contato, laminados cerâmicos ou até mesmo coroas unitárias e restaurações.
Para a prevenção da erosão dentária, compartilhamos aqui algumas dicas:
– diminua o consumo de industrializados: refrigerantes, suco de caixinhas, isotônicos, energéticos, alimentos contendo corantes e conservantes.
– consuma frutas cítricas com moderação.
– evite produtos “branqueadores”, eles possuem abrasivos que podem piorar o quadro de erosão
– use escova com cerdas macias.
– não use de força na escovação, use movimentos firmes, não fortes.
– faça bochechos com água após as refeições, escovação somente após 30 minutos.
– beba muita água.
E, principalmente, procure um bom profissional.
Aqui na 4All Odontologia temos uma equipe preparada para diagnosticar e tratar quaisquer problemas de saúde bucal com as mais modernas tecnologias.
Não espere mais. Reserve já seu horário e cuide do seu sorriso.
Procurando por Dentista Santana – Zona Norte – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.
Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.
Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentistas de Santana!