Ortodontista em Santana - 4all Odontologia - %sitename%
APARELHOS DENTÁRIOS TRANSPARENTES: PRÓS E CONTRAS

APARELHOS DENTÁRIOS TRANSPARENTES: PRÓS E CONTRAS

30 de outubro de 2020

Em matéria veiculada na revista Veja no dia 28/10/2020, o tema sobre o uso de aparelho dentário dada da antiguidade.

Em matéria veiculada na revista Veja no dia 28/10/2020, o tema sobre o uso de aparelho dentário dada da antiguidade. Algo que julgamos tão moderno, foi identificado em múmias de 4000 anos do Antigo Egito! Versões mais recentes traziam um grosseiro fio metal enrolado em torno dos dentes.

Como relatado durante a matéria da Veja Thomas Berdmore, que cuidava das arcadas do rei George III (1738-1820) da Inglaterra, foi o primeiro a perceber que não bastavam as correções: “Eles dão um ar juvenil e saudável ao semblante, melhoram o tom de voz, tornam a pronúncia mais agradável e distinta, ajudam na mastigação e evitam que os dentes opostos fiquem proeminentes.”


Assim, seguimos na evolução dos aparelhos dentários e, em meados do século XX, a “moda” infato-juvenil era a utilização dos aparelhos metálicos, cujas “borrachinhas coloridas” que seguravam o fio de metais ao bracket dava um ar descolado, porém, o uso era motivo de bullying dos amigos, visto que a boca era conhecida como “sorriso metálico”!


Nos dias atuais, nota-se o mínimo perceptível torna-se motivo de correção, mesmo que seja visto somente aos olhos atentos dos pais, das câmeras de celulares em selfie iu em videoconferências! Ah tecnologia! Os metais, mesmo os mais sutis, estão desaparecendo do mercado (e das bocas por ai!) e dando vez aos “alinhadores invisíveis”, placas transparentes de acetato e poliuretano que, basicamente, possuem a mesma função dos aparelhos metálicos, porém com descrição e leveza! A revista Veja traz que dados do Data Bridge Market Research, empresa de pesquisa de mercado, estima um crescimento de 38% no mercado global do produto até 2027.


Com scaner digital o dentista faz a modelagem da boca e gera a imagem da arcada dentária do paciente em 3D. O software permite que o profissional determine os movimentos exatos que o modelo deverá preencher para enquadrar os defeitos. Com 7mm de espessura a placa afasta ou aproxima os dentes alguns milímetros por semana. As placas são trocadas periodicamente a fim de atender as necessidades dos “defeitos” a serem corrigidos. Por serem móveis, podem ser retiradas durante a alimentação e para a realização da higiene bucal.


Nos dias de hoje é muito procurada para utilização de crianças, adolescentes e jovens adultos. Nos últimos dois anos a busca pelos alinhadores subiu cerca de 60%, tendo como vantagem o tempo de duração do tratamento, sendo até dois anos mais rápido que o tratamento convencional, porém, o tratamento custa em média 10mil reais, sendo quase o dobro do valor do tratamento convencional.


O tratamento dentário é fundamental para a saúde das pessoas! Não é apenas um tratamento estético, “da moda” e sim o cuidado que interfere desde problemas de dicção, mastigação, cárie, gengivite, até dores de cabeça crônica que problemas de coluna!

Está na hora de agendar uma avaliação e voltar a sorrir! Entre em contato com a 4all Odontologia


Procurando por Ortodontista em Santana? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.

Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.

Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico mais aconchegante de Santana!