PREENCHIMENTO LABIAL: MUITO ALÉM DA ESTÉTICA
O preenchimento labial vem tomando força a fim de promover uma harmonização orofacial, através de um procedimento estético bem simples, normalmente utilizando o ácido hialurônico.
A estética e a odontologia estão, cada vez mais próximas em prol da correção e suavização dos traços da face ou amenizar sinais de envelhecimento, assim como linhas de expressão e rugas.
O preenchimento labial vem tomando força a fim de promover uma harmonização orofacial, através de um procedimento estético bem simples, normalmente utilizando o ácido hialurônico. O “desenho” a ser dado será avaliado entre o cirurgião dentista e o paciente e variam entre delinear o contorno dos lábios, aumentar o volume ou projetá-los para fora.
Hoje, existem dois tipos de preenchimento realizados por médicos ou dentistas capacitados.
- Procedimento permanente são realizados através do preenchimento com silicone ou polimetilmetacrilato (PMMA), substâncias sintéticas que não são produzidas pelo organismo. Este tipo de procedimento pode ter reações imediatas ou tardias, variando de paciente para paciente, por este motivo o procedimento é mais delicado. Dentre as reações, podemos destacar inflamações e infecções difíceis de serem tratadas. Outro ponto importante a ser levantado é que a percepção visual pode ser alterada e a pessoa pode não mais apreciar o procedimento realizado em seu rosto.
- Procedimento temporário é realizado com ácido hialurônico, sendo o mais recomendado pelos profissionais. O material utilizado é biocompatível, sendo totalmente aceito pelo organismo. Outro material que pode ser utilizado é a gordura autógena, proveniente do próprio corpo do paciente, sendo retirada de regiões como a face interna do joelho, do culote ou através de lipoaspiração. Nesse caso o corpo pode absorver de 30 a 40% do enxerto, porém caso o paciente ganhe peso, as células de gordura podem aumentar, uma vez que estão vivas, causando aumento desproporcional dos lábios. Por este motivo, os especialistas optam pela indicação do ácido hialurônico.
E quando o procedimento é indicado?
• Para pacientes com volume labial baixo
• Para pacientes incomodados com rugas ou linhas de expressão
• Para pacientes com patologias orais decorrentes de perda dentária ou perda de volume na projeção dos lábios
O preenchimento com o ácido hialurônico dura cerca de 12 meses. Após o procedimento é comum o inchaço nos lábios que desaparecem aos longo dos dias. Não é indicado tocar, manipular ou massagear a área tratada, evitando o uso de maquiagem. Não é recomendado, também, a prática de atividades físicas e a exposição solar, assim como outros procedimentos estéticos que devem ser evitados por pelo menos 30 dias, como a limpeza de pele e o peeling.
Este procedimento, assim como muitos outros, não é recomendado para gestantes, assim como pacientes que possam ser sensíveis ou alérgicos a qualquer um dos componentes do ácido hialurônico, com doenças autoimunes, herpes labial, doenças oncológicas, lúpus, pneumonia ou qualquer outro tipo de infecção.
Gostou das informações? Tendo dúvidas, entre em contato conosco para que possamos agendar uma avaliação e juntos vermos as possibilidades para o seu rosto, seus lábios.
Se você tem vontade de fazer preenchimento labial agende uma avaliação! Entre em contato com a 4all Odontologia!
Procurando por Harmonização Facial em Santana? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.
Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.
Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico mais aconchegante da região da Vila Guilherme!