4all Odontologia | Compartilhe mais sorrisos, compartilhe bem-estar!
QUAIS SÃO AS CAUSAS E COMO EVITAR O ENVELHECIMENTO PRECOCE DOS DENTES?

QUAIS SÃO AS CAUSAS E COMO EVITAR O ENVELHECIMENTO PRECOCE DOS DENTES?

22 de julho de 2022

Os odontoblastos são celulas que fazem a conexão dessas partes. E, como toda célula, envelhecem.

Você sabia que os dentes envelhecem?

Nossos dentes são compostos, basicamente, por três partes.

1) A polpa: É a parte interna, onde ficam as estruturas mais sensíveis ou “vivas” – nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.
2) A dentina: camada que envolve a polpa.
3) O esmalte: camada externa dos dentes.

Os odontoblastos são celulas que fazem a conexão dessas partes. E, como toda célula, envelhecem.
Eles envelhecem tanto por causa de um processo fisiológico natural quanto pelo contato com comidas ou bebidas quentes e ácidas, recebendo estímulos que aceleram o envelhecimento.

Mesmo estímulos ambientais como clima e poluição podem acelerar o envelhecimento dos dentes.
Fatores genéticos também entram na conta, mas o grande vilão está na alimentação!

Os odontoblastos envelhecem naturalmente, como parte do processo natural de envelhecimento mas isso também pode acontecer precocemente devido a ingestão de alguns alimentos e bebidas ou de hábitos ruins.

Aliás, existem hábitos aparentemente saudáveis podem ser prejudiciais aos dentes.
Quer um exemplo?

Ficou popular de uns tempos pra cá a ideia de tomar água com limão em jejum.
O problema é que o limão aumenta a acidez da boca – que já tem acidez excessiva ao acordarmos – aumentando o efeito corrosivo sobre os dentes.
Frutas cítricas em geral, têm um poder corrosivo tão alto e prejudicial quanto açucares e refrigerantes. É preciso entender que além da acidez do próprio alimento, deve-se levar em consideração que os níveis de acidez produzida pelo próprio organismo varia de acordo com a hora do dia e – principalmente – de acordo com a dieta adotada.

Como evitar

Parece um mantra, mas a resposta é sempre a mesma: HIGIENE!

Como estamos falando de ciência, é preciso entender que a evolução dos tratamentos também reflete na mudança das técnicas de higiene e profilaxia.
Uma mudança recente de paradigma foi quanto a urgência da escovação.
Não muito tempo atrás, era consenso que a demora na escovação dava tempo para a proliferação de microorganismos. Atualmente, os especialistas afirmam que o melhor momento para escovar os dentes é entre 20 a 40 minutos após comer. Nessa margem de tempo o pH se estabiliza e não há desgaste.

Bruxismo também é fator de envelhecimento precoce.

O atrito entre as arcadas provoca desgastes nos dentes, destruindo o esmalte e expondo a dentina. Os odontoblastos ficam expostos às agressões e envelhecem mais rápido.
Os tratamento para Bruxismo vão desde protetores noturnos até Botox. São eficazes e acessíveis.

Mais um mantra?
Vá ao dentista regularmente!

Você pode agendar agora mesmo uma avaliação com um de nossos especialistas para saber como anda a saúde dos seus dentes. Entre em contato com a 4AllOdontologia!


Procurando por Dentista na Vila Guilherme – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.

Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.

Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentistas da Vila Guilherme!