
PORQUE USAR CREME DENTAL SEM FLÚOR?
Desde os anos 1950 o flúor é usado em campanhas de saúde pública em todo o mundo para a prevenção da cárie.
Herói ou vilão?
Depende.
Desde os anos 1950 o flúor é usado em campanhas de saúde pública em todo o mundo para a prevenção da cárie.
Os estudos dos benefícios do flúor para a saúde bucal iniciaram em 1901 e até 1930 foram muitas as descobertas. O Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial dos Estados Unidos relata que no começo do século XX, em algumas cidades pequenas, observou-se manchas marrons nos dentes permanentes das crianças assim que eles surgiam. Ao mesmo tempo, os habitantes dessas cidades apresentavam uma grande resistência às cáries.
Pesquisas descobriram que isso era causado pelos altos níveis de flúor na água potável dessas cidades – tanto as manchas escuras como a maior resistência dos dentes. Surgia então uma nova possibilidade de prevenção e tratamento das cáries: o flúor.
O flúor é um mineral natural disponível em todo o planeta. Presente em alguns alimentos e também na composição da água de alguns locais como vimos acima, é prática comum que o flúor seja adicionado à água fornecida por empresas de serviço público. A ideia é garantir que as pessoas recebam a quantidade necessária desse mineral tão importante para o organismo.
Além da água e de alimentos, o flúor pode ser encontrado em bebidas, creme dentais e enxaguantes bucais.
Acontece que estudos recentes relacionaram o excesso de flúor à inibição da produção de iodo pelo organismo, levando ao aumento de casos de tireóide sub ativa. É também esse excesso de flúor (fluorose) o responsável pelas manchas escuras nos dentes e até mudança na sua textura.
Desde então, campanhas polarizaram a indicação e a contra indicação do uso do flúor.
A Associação Americana de Odontologia (ADA) orienta o uso de creme dental com flúor para crianças a partir da erupção do primeiro dente até os três anos de idade na quantidade equivalente a um grão de arroz; para crianças de três a seis anos a quantidade recomendada é o equivalente a um grão de ervilha. Essas recomendações ainda consideram o possível risco de fluorose dentária.
Além do uso através de produtos de higiene bucal, alimentos e água fluoretada, existem procedimentos de aplicação de flúor em consultório dentário.
A opção pelo uso de produtos sem flúor deve ser avaliada pelo seu dentista, ou pelo seu médico em caso de alergia a essa substância.
Antes de ser taxado como herói ou vilão é preciso avaliar o custo X benefício do uso dessa substância, assim como de qualquer outro tratamento.
Como tudo, o bom senso, após uma boa avaliação profissional, é que vai ditar a melhor conduta.
Se você tem alguma dúvida a respeito do papel do flúor na sua saúde, entre em contato com a 4AllOdontologia. Nossos profissionais vão te mostrar que não é preciso temer o flúor – é só saber usar.
Procurando por Consultório Odontológico na Zona Norte – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.
Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.
Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentistas da Zona Norte!