
4 DICAS QUE PODEM TE AJUDAR COM SEU HÁLITO
Isso é muito desagradável.
E não dá pra saber se é pior quando é com a gente ou quando é com o outro.
Isso é muito desagradável.
E não dá pra saber se é pior quando é com a gente ou quando é com o outro.
Se você já teve contato com alguém com mau hálito, sabe o quanto é constrangedora essa situação. Se você sofre com esse problema, o constrangimento pode ser ainda maior, afinal, ninguém quer ser lembrado por ter bafo.
Acontece que muito além do problema social, a halitose, nome que se dá ao mau hálito, pode ser realmente um problema de saúde. Originada no latim, o termo halitose significa “alteração no hálito” – halitu: ar expirado (pelos pulmões, nariz e boca); osi: alteração.
Essa alteração no odor do ar que sai da boca pode ter muitas causas. E é preciso atenção para entender essa causa de forma que o tratamento seja o mais assertivo possível. Muitas vezes será necessário o acompanhamento de um profissional tanto para descobrir a causa como para indicar o tratamento.
Basicamente podemos dizer que o mau hálito é causado por bactérias que se alojam de maneira desordenada na boca.
Sabemos que nosso corpo possui inúmeros microrganismos que auxiliam seu funcionamento, principalmente quando se fala em digestão, mas quando há um desequilíbrio nesse sistema, uma “alteração” (osi), isso sempre gera algum problema. No caso da desordem de bactérias na boca, temos o mau hálito.
Apesar disso, a halitose pode ser causada por outros fatores: má alimentação, problemas estomacais, desidratação, consumo de alimentos com forte odor, e até mesmo como sintoma secundário de outras doenças, como diabetes, por exemplo.
Tendo em vista que a causa geralmente é esse descontrole de bactérias presentes na boca, vamos entender a causa mais comum e os meios de evitá-la.
O principal causador dessa alteração nos microorganismos presentes na boca é a má higiene bucal.
Escovação inadequada ou ausente, falha no uso do fio dental, grandes períodos sem ir ao dentista são os primeiros causadores do mau hálito. Essas práticas, totalmente não indicadas, podem causar cárie, gengivite, periodontite e outros problemas que podem agravar a halitose.
Existem atitudes simples e muito fáceis de serem incluídas no seu dia a dia que podem ajudar a evitar esse problema tão desagradável.
Vamos listar eles aqui para que você coloque em prática agora mesmo e não corra o risco de ficar com fama de bafo de onça.
- Higiene bucal. A escovação e o uso de fio dental após cada refeição são práticas básicas que previnem muitos problemas de saúde bucal. E a halitose está entre elas.
- Raspagem da língua. É uma indicação escovar a língua quando escovamos os dentes mas aqui a dica é que se faça uma raspagem, principalmente pela manhã, em jejum, antes da higiene bucal, para limpar a saburra – aquela camada esbranquiçada que fica sobre a língua ao acordarmos. A raspagem deve ser feita preferencialmente com raspador de cobre ou mesmo uma colher pequena limpa. Repita a raspagem algumas vezes fazendo bochechos entre elas. Muito importante: faça isso com suavidade, para que não machuque as papilas.
- Intervalo entre as refeições. Intervalos maiores do que 3 horas entre uma refeição e outra podem fazer com que gases estomacais necessários para a digestão comecem a sair pela boca, por isso, evite ficar mais de 3 horas sem comer nada.
- Água. Beber água ao longo do dia pode ajudar a evitar o mau hálito pois mantém a mucosa da boca hidratada, o hálito fresco e até o estômago em bom funcionamento.
Além dessas orientações, evitar o cigarro e o álcool podem fazer grande diferença na sua saúde bucal.
Agora, a dica de ouro é: evite ficar longos períodos sem visitar o dentista. É ele quem melhor pode orientar, cuidar, tratar da saúde da sua boca para que nem a halitose nem nenhum outro problema te aflija.
É o profissional dentista que vai ajudar a descobrir a causa do mau hálito caso você já esteja sofrendo com isso.
Se você sofre com halitose, conhece alguém que não consegue se livrar desse problema ou quer evitar que ele apareça, marque agora mesmo uma avaliação com um dos especialistas da 4AllOdontologia.
Nossa missão é cuidar da sua saúde através da sua boca!
Procurando por Consultório Odontológico na Zona Norte – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.
Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.
Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentistas da Zona Norte!