
O QUE COMER APÓS IMPLANTE DENTÁRIO?
Se um pequeno corte ou machucado demanda atenção e cuidado, muito mais se exige após procedimentos cirúrgicos.
Se um pequeno corte ou machucado demanda atenção e cuidado, muito mais se exige após procedimentos cirúrgicos.
Qualquer procedimento é acompanhado de orientações específicas para a pronta recuperação do paciente.
Em alguns casos, os cuidados pós-operatórios também são importantes para o total sucesso do procedimento. E os implantes dentários entram nesta categoria.
Existem hoje tecnologias que tornam o implante dentário cada vez melhor e mais moderno, mas isso não muda o fato de que ele continua sendo um procedimento cirúrgico, cujo sucesso total vai depender do processo de recuperação.
As primeiras 48 horas são cruciais para o processo de osteointegração, que é um procedimento orgânico de reconstrução dos tecidos, como o osso alveolar, que ajuda a fazer a incorporação do pino metálico do implante.
E sem dúvidas a alimentação tem um papel importantíssimo aqui.
Por isso vamos mostrar quais são os alimentos mais indicados nesse momento.
Muita atenção à temperaturas, pHs e texturas que podem prejudicar a recuperação dos tecidos. Até porque a região implantada não deve sofrer pressão de mordida nem atrito com alimentos duros.
Alimentos líquidos, pastosos e gelados, no geral, vão ajudar na cicatrização, facilitar a mastigação e até anestesiar o local (no caso dos gelados).
Selecionamos alguns alimentos que podem ser ingeridos sem prejudicar o sucesso do seu implante:
– Leite (gelado) e iogurte
– Chás gelados ou frios
– Gelatina
– Mingau (frio)
– Purês de legumes ou frutas (não cítricas)
– Pão ou biscoito amolecido com leite
– Sopa fria (sem pedaços)
– Vitaminas
– Sorvetes
– Frutas picadas (macias e sem acidez)
A ingestão de água deve ter atenção redobrada nesta fase pois além de essencial para o organismo, ela ajuda a manter a região limpa.
Além das indicações do que pode ser ingerido, listamos alguns alimentos que devem ser evitados nesta fase, principalmente nos primeiros dias:
- Alimentos duros, quentes e picantes
- Frutos secos e castanhas em geral
- Frutas ácidas
- Refrigerantes
- Bebidas alcóolicas
- Alimentos em pedaços grandes
Apesar das dicas acima, a orientação em relação à alimentação e higiene bucal depois do implante será feita pelo profissional que realizou o procedimento.
Normalmente indica-se escovação e uso de fio dental normal evitando-se a área da cirurgia, que será higienizada com bochechos frequentes, eventualmente com alguma substância específica – é muito importante evitar a proliferação de microorganismos no local.
Qualquer dúvida deve ser apresentada ao cirurgião-dentista que acompanhará todo o processo de recuperação.
Se você ainda tem alguma dúvida em relação a implantes dentários ou qualquer outro procedimento odontológico, entre em contato com a 4AllOdontologia. Temos os melhores profissionais em todas as áreas da Odontologia para te atender.
Procurando por Implante dental na Zona Norte – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.
Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.
Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentistas da Zona Norte!