ODONTOPEDIATRA EM SANTANA - %title% %page%
ESCOVANDO OS DENTES DO BEBÊ

ESCOVANDO OS DENTES DO BEBÊ

8 de outubro de 2021

“Os dentinhos de leite vão cair. Devo cuidar deles da mesma forma que cuidaria dos permanentes?”

“Os dentinhos de leite vão cair. Devo cuidar deles da mesma forma que cuidaria dos permanentes?”
Sim! Nunca é demais lembrar que a boca é a principal porta de entrada do corpo. É na boca que começa a digestão. É na boca que se inicia o combate às doenças que nos rodeiam.

“Quando devo iniciar os cuidados com os dentes do meu bebê?”
Desde o nascimento! TUDO que a criança levar à boca deve ser higienizado anteriormente.
Carícias no rosto devem ser precedidas de lavagem das mãos. Beijos no rosto devem ser evitados. Beijar a boca do bebê não é aconselhável.

Os primeiros dentinhos.

O aparecimento dos dentes é um ritual que pais e filhos dividem desde que o mundo é mundo. Uma mistura de orgulho e apreensão para os pais e de sofrimento e satisfação para o bebê.
Quando os dentinhos despontam, a criança demonstra desconforto e irritação. É aconselhável que se massageie a região com uma gaze ou uma dedeira embebida em chá de camomila frio. Mordedores também ajudam.
Por volta dos 6 meses de idade, pode-se fazer uso de uma gaze embebida em água morna para efeito de higienização.
E nunca se esqueça: tudo deve ser higienizado antes do uso!

A escovação.

“Quando devo iniciar a escovação dos dentinhos do meu bebê?”
A criança está atenta a tudo que a envolve. Seus sentidos estão a todo vapor, e ela busca entender os sons, imagens, odores e toques que a envolvem. Sempre que possível, escove os dentes na frente do bebê. Do jeito dele, aquilo passará a ser familiar.
Especialistas aconselham aos pais presentar a criança aos 18 meses com uma escova de dentes. Instintivamente, ele vai usar o método mais indicado de aprendizagem para um ser humano: o brincar. Ele vai brincar com a escova.
Portanto, deve-se procurar uma escova que seja própria para essa idade. Macia, mas resistente. A escova deve ser trocada, no máximo, a cada 3 ou 4 meses.
Os dentinhos são escovados mantendo-se a cabecinha do bebê apoiada de maneira segura e confortável. Com uma das mãos, afaste os lábios e bochechas. É importante que se visualize todo o processo, que deve ser feito de modo agradável, carinhoso e confiante.

Creme dental é importante!

Por volta de 3 anos de idade, a criança estará usando o creme dental indicado para essa idade. Pasta fluoretada com quantidade igual ou superior a 1000 ppm de flúor é o recomendado. O equivalente a um grão de arroz e suficiente para a escovação, pois faz a higienização e evita que o bebê engula o excesso.

“Quantas vezes ao dia?”
Após as refeições! A criança entenderá o processo.
Com o passar dos anos, seu bebê saberá que escovar os dentes é um ritual de limpeza similar ao banho e pode ser tão prazeroso quanto.
Manter esses cuidados e ir ao dentista ao menos uma vez ao ano, é a garantia de que seu bebê terá higiene bucal adequada e dentes permanentes saudáveis.

Ainda não faz o acompanhamento da saúde bucal do seu bebê? Não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com a equipe da 4All Odontologia e deixe nossos especialistas cuidarem do sorriso do seu filho.


Procurando por Odontopediatra em Santana – Zona Norte – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.

Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.

Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores Odontopediatras de Santana!