CONHECENDO O TÁRTARO
Para entender melhor o que é o tártaro, como tratar e prevenir, é importante conhecermos alguns personagens desse cenário.
Sua gengiva sangra? Você pode estar com tártaro!
Porta de entrada para diversas patologias, o tártaro é uma condição causada basicamente pela má higienização dos dentes. É uma camada calcificada de bactérias, restos de comida e minerais que costuma ter aspecto amarelado ou marrom.
Para entender melhor o que é o tártaro, como tratar e prevenir, é importante conhecermos alguns personagens desse cenário.
Saliva: conhecida por sua função no processo digestivo, a saliva é responsável também por manter a saúde da boca e dos dentes. Ela é rica em cálcio, além de outros minerais e sua textura ajuda a remover o excesso de bactérias e outros microorganismos que existem na boca. Acontece que a combinação desses minerais com a falta de escovação pode proliferar as bactérias e promover a calcificação da placa bacteriana. A falta de saliva (boca seca) também pode deixar o ambiente propício para o desenvolvimento do problema.
Placa bacteriana: formação natural e constante que ocorre após as refeições com a reação das bactérias normalmente presentes na boca com os restos de comida. Essa reação forma um biofilme que pode ser removido através da escovação e uso do fio dental. Quando essa placa não é devidamente removida, tende a se calcificar no dente, formando o tártaro.
Gengivite: um dos problemas mais comuns causados pelo tártaro. A inflamação causada pelo acúmulo de cálculo dental que se aloja sobre a gengiva (tártaro supragengival) ou sob a gengiva (tártaro subgengival) pode causar dor e sangramento durante a escovação. É muito importante tratar a gengivite para que o quadro não evolua e cause problemas maiores.
Periodontite: inflamação nos tecidos de sustentação dos dentes que pode causar a perda dos mesmos.
Mau hálito: gerado pelas substâncias produzidas pelas bactérias que se desenvolvem nas placas de tártaro.
Isso sem falar na questão estética, desgaste do esmalte do dente, propensão maior às cáries…
E agora? O que fazer?
Quem pode te ajudar a resolver o problema do tártaro é o seu dentista!
Com a ajuda de instrumentos específicos ou até mesmo ultrassom ele faz uma limpeza profunda ou raspagem, de acordo com a avaliação do quadro. Como o tártaro é formado a partir de elementos naturalmente presentes na nossa boca o ideal é:
- manter boa higiene bucal: escovação após cada refeição, uso diário de fio dental e de enxaguante bucal.
- cuidar da alimentação: alguns alimentos facilitam a formação da placa bacteriana por isso diminua ou evite o consumo de açúcares e carboidratos.
- visitar seu dentista regularmente: alguns procedimentos só podem ser feitos por um profissional portanto o melhor jeito de prevenir o tártaro é fazer visitas frequentes ao dentista.
Você precisa de ajuda para remoção do tártaro, ou quer prevenir esse e outros problemas? Os profissionais da 4All Odontologia estão prontos para atendê-lo. Aqui você é cuidado com os mais modernos procedimentos e mantém seu sorriso sempre lindo e saudável.
Entre em contato conosco e agende agora mesmo uma avaliação.
Procurando por Dentista em Santana? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.
Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.
Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentistas em Santana!
