DICAS QUE PODEM EVITAR O TÁRTARO
Você já deve ter ouvido falar em tártaro. Com certeza, é uma daquelas palavras que nos dão frio na barriga.
Você já deve ter ouvido falar em tártaro. Com certeza, é uma daquelas palavras que nos dão frio na barriga. O tártaro além de prejudicar nossa imagem, também pode causar sérios problemas a nossa saúde bucal. A boa notícia é que ele pode ser evitado.
Antes da formação do tártaro existe um outro elemento, com o qual devemos nos preocupar para evitar sua formação: a placa bacteriana. A seguir vamos te explicar o que são estas duas condições e como evitar.
O que é a placa bacteriana e como se forma?
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma camada aderente e viscosa de bactérias, restos de alimentos e outros materiais orgânicos que se forma na superfície dos dentes e gengivas. A placa bacteriana é um dos principais causadores da cárie dentária e doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite.
O que muitos não sabem é que esta placa pode se formar em qualquer superfície rígida, incluindo lentes, prótese e aparelhos dentários, quando não possuem a higiene adequada.
A formação da placa bacteriana começa com a aderência de bactérias à superfície dos dentes. Essas bactérias, que normalmente vivem na boca, começam a se multiplicar e a formar uma camada pegajosa que adere aos dentes. Com o tempo, a placa bacteriana se torna mais densa e pode se calcificar, formando o tártaro.
A placa bacteriana pode ser removida com a escovação regular dos dentes e o uso do fio dental. No entanto, se não for removida adequadamente, pode se acumular e se transformar em tártaro, que só pode ser removido pelo dentista com instrumentos especiais.
O tártaro ocorre com a mineralização da placa.
O tártaro, também conhecido como cálculo dental, é uma camada endurecida e amarelada que se forma na superfície dos dentes, especialmente perto da gengiva. O tártaro é o resultado da mineralização da placa bacteriana, ou seja, quando os minerais da saliva se depositam na placa bacteriana e a transformam em uma substância dura e resistente.
O tártaro pode causar mau hálito, irritação na gengiva, cárie dentária e até mesmo levar à perda dos dentes se não for removido por um profissional da odontologia.
A remoção é feita através de um procedimento chamado de limpeza dental, que consiste na raspagem do tártaro com instrumentos específicos.
Agora você deve estar se perguntando como evitar!
A placa bacteriana, que dá início aos problemas quando se acumula em excesso, pode ser evitada com uma correta higiene bucal. É necessário escovar os dentes a cada refeição, fazer uso do fio dental e enxágue bucal.
E, claro, visitar o dentista com frequência para avaliar seu aparelho dentário.
Conte com a ALL Odontologia para te ajudar nisso!
Cuide da sua saúde bucal.
Procurando por Periodontista na Zona Norte – São Paulo? Estamos no coração do bairro Jardim São Paulo, entre as avenidas General Ataliba Leonel e Luiz Dumont Villares.
Contamos com uma equipe de Ortodontia , Harmonização Facial, Lente de Contato Dental, Implante, Periodontia, Endodontia, Odontopediatria e Cirurgia, além disso possuímos a mais alta tecnologia, Scanner intra oral e Anestesia computadorizada.
Visite-nos e conheça o Consultório Odontológico com os melhores dentistas da Zona Norte!